Skip to main content

IX Encontro Brasileiro de Educomunicação ocorreu entre 14 e 16 de novembro

Entre 14 e 16 de novembro, na Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba ocorreu o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação. Tendo como tema central “Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra”, o evento contou com grupos de trabalho voltados para as seguintes áreas de intervenção: Gestão da comunicação em espaços educativos, Educação midiática, Mediação tecnológica na educação, Expressão comunicativa por meio da arte, Pedagogia da comunicação, Produção midiática para a educação e Reflexão epistemológica sobre o campo da Educomunicação.

No evento também foi celebrada a entrega do Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação. De maneira exitosa e não por isso menos desafiadora, o encontro ocorreu de forma híbrida, e mais de 40 monitores garantiram o suporte técnico para as atividades, que teve ainda cerimônias e mesas transmitidas via streaming.

Daniele Próspero, integrante da diretoria da ABPEducom, doutoranda associada do CICANT participou do Encontro, como mediadora de um dos GTs e também apresentou resultados de uma escuta exploratória com comunicadores brasileiros que trabalham com DH e direitos ambientais para perceber como a imprensa brasileira dá espaço e voz para estas temáticas.

Uma das mesas mais interessantes e pertinentes foi a que contou com jovens lideranças de grupos ativistas que estavam participando da COP 27 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), e fizeram sua participação diretamente do Egito de forma online. Os jovens trouxeram questões globais de comunicação para as questões climáticas, focando ainda em informação e desinformação acerca do tema. 

Abaixo pode ser conferida a Mesa 06: